Weby shortcut

PESQUISADORES

Atualizado em 11/05/17 08:09.

Coordenadora: Prof. Dra. Edsaura Maria Pereira

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Goiás (1981), Especialista em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (2002), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Ciências da Saúde da UNB (2010). É Professora adjunta do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública, IPTSP/UFG. É coordenadora do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da UFG e Subcoordenadora do Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, NESC/ PRPG/ UFG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Sistemas Municipais e Estaduais de Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: democratização da gestão, política de saúde, educação permanente em saúde.

 

Sub-Coordenadora: Prof. Dra. Linamar Teixeira de Amorim

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2009) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás (2014). Atualmente é professora substituta da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Ciências Sociais, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, gênero e representação social; políticas para a formação em saúde.

 

André Bubna Hirayama

Graduando em Medicina da Universidade Federal de Goiás, participou de projeto de pesquisa pelo programa "Jovens Talentos" em pesquisa sobre educação médica, sob orientação da Prof. Dra. Edsaura Maria Pereira, foi tesoureiro (2015) e presidente (2016) do Centro Acadêmico XXI de Abril, monitor de saúde coletiva no IPTSP/UFG (2016 e 2017). 

 

Eliane Aparecida da Cruz

Servidora da Secretária Estadual de Saúde, de 1986 a 2015. Foi diretora do Sindsaúde/ SP, de 1990 a 2001. Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT), de 1998 a 2001. Secretária Executiva do Conselho Nacional de Saúde, de 2003 a 2008. Coordenadora Geral de Negociação e Relações Sindicais da SRH/MPOG, de 2009 a 2010. Chefe de Gabinete do Ministro da Saúde, de 2012 a 2014. Secretária de Estado da Criança do Governo do Distrito Federal, em 2014. Em 2015 atuou como consultora para participação social no Ministério da Saúde. Assessora Executiva da GEAP Autogestão em Saúde (2016). Possui graduação em Serviço Social pela Universidade de Brasília (2011). Mestre em Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade de Brasília (2015). Doutoranda em Bioética- Faculdade de Ciências da Saúde - UnB. Tem experiência na área de Serviço Social, Direitos Humanos e Cidadania, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: participação social, controle social e gestão de políticas públicas.

 

Eline Jonas

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1973) e doutorado em Ciências Políticas e Sociologia - Universidad Complutense de Madrid (2002). Foi Coordenadora-adjunta da Comissão Intersetorial de Saúde da Mulher/CISMU/CNS/MS, Conselheira 1a. suplente do Conselho Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, voluntario/colaborador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/ Ministério da Saúde) e Presidenta do Conselho Estadual da Mulher de Goiás/Secret. de Estado de Políticas P/ Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA), Professora titular aposentada da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-GO (1976-2015). Foi membro/relator representante de Usuários do CNS/MS na Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/CNS/MS). Foi Secretária Executiva da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa/CONEP/CNS/Ministério da Saúde (2012 a 2016). Integra o Comitê Científico Internacional da Revista Eletronica Educare/Universidad Nacional en Costa Rica; parecerista da Universidade Estadual de Goiás; consultora ad hoc da PUC de Goiás e da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG); integra o Conselho editorial da revista Presença da Mulher. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente em pesquisas, palestras e seminários referentes a políticas públicas, direitos humanos, gênero, saúde da mulher e globalização.

 

Jannayna Martins Sales

É mestre em Bioética pela Universidade de Brasília, graduada em Administração, Especialista em Gestão do Trabalho e Educação em Saúde e Bioética. Tem experiência em Controle Social, Administração, Gestão do Trabalho em Saúde e Bioética.

 

Kátia Souto

Possui graduação em COMUNICAÇÃO SOCIAL - BACHAREL JORNALISMO pela Universidade Federal de Goiás (1984). Atualmente é consultora tecnica do Ministério da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação e saúde pública, educação e saúde, políticas públicas e gênero, política de saúde e controle social.

 

Márcio Florentino Pereira

Em 1981 quando em sua formação superior em Odontologia pela UFG, Márcio Florentino Pereira iniciou uma trajetória de trabalho pela Reforma da Saúde no Brasil, participou dos movimentos estudantis junto ao Centro Acadêmico de Odontologia na UFG e do movimento Sindical dos Profissionais de Saúde - como Presidente do Sindicato do Odontologistas do Estado de Goiás - SOEGO. Em 1994 se tornou professor auxiliar da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás, presidiu a Associação de Docentes da UFG durante dois anos, atuou como tesoureiro da Associação Nacional dos Docentes do Ensino Superior -ANDES. Em 2003 ingressou na Universidade de Brasília UNB. É professor adjunto do Departamento de Saúde Coletiva e pesquisador associado do Núcleo de Estudos em Saúde Pública - NESP da UNB, com especialização em Políticas de Saúde Pública e em Odontologia Social e Preventiva. Em 2010 se formou Doutor em Ciências da Saúde com estágio no Centro de Estudos Sociais em Coimbra, com suas principais áreas de atuação em Democracia Participativa e Controle Social em Saúde, Saúde no Campo, Educação Permanente e Saúde Bucal Coletiva. No início deste ano, 2012, Dr. Márcio Florentino Pereira, assume como Conselheiro Titular do Conselho de Desenvolvimento do Distrito Federal, e inicia uma nova etapa de seu trabalho pela Saúde no Brasil, assumindo o Conselho Nacional de Saúde CNS como Secretário Executivo.

 

Marissa Peu de Castro e Borges

Bacharel e licenciada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC-GO(2008), especialista em Comissão de Controle em Estabelecimentos de Saúde pela Universidade Federal de Goiás-Hospital das Clínicas (UFG/HC) e em Acreditação em Saúde pela Faculdades de Ciências Médicas de Minas Gerais-MG, Mestranda do programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal de Goiás (UFG). Possui experiência em Gerência hospitalar, Controle de Infecção, Acreditação Hospitalar, Gestão da Qualidade, Centro Cirúrgico, Central de Material e Esterilização, Reprodução Humana. Atualmente professora substituta da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

 

Wanderley de Souza Caldeira

Possui graduação em administração de empresas pela faculdade anhanguera(1991) e graduação em Design de Interiores pelo Centro Universitário Euro-Americano(2010). Atualmente é Técnico do Conselho Nacional de Saúde-Gestão do Ministério da Saúde, BOLSISTA do Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde, bolsista fiotec do Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em Saúde e CNS da FIOCRUZ. Tem experiência na área de Administração.

Listar Todas Voltar